
O que esperar da faculdade de Medicina?
setembro 12, 2025Muitas pessoas sonham em ser médicas, mas acreditam que já “passaram da idade” para entrar na faculdade de Medicina. O medo de não conseguir acompanhar os estudos, de se formar mais tarde ou de não ter retorno profissional ainda pesa. Mas será que esse sonho realmente tem prazo de validade?
A história do Gustavo José Gonçalves de Oliveira Almeida, aluno do 3º período de Medicina na UNIG, mostra que não.
O sonho adiado, mas não esquecido
Gustavo tem 42 anos e sempre trabalhou no comércio, desde os 12. Foi esse trabalho que garantiu conquistas importantes e estabilidade para a sua vida e sua família.

“O comércio me deu muita coisa, mas com o passar do tempo percebi que não conseguiria manter o padrão de vida que tenho hoje. Foi quando eu e minha esposa decidimos realizar um sonho de garoto: cursar Medicina. Sempre acreditei que é uma profissão valorizada, que pode me trazer um retorno satisfatório tanto pessoal quanto financeiro.”
Gustavo José Gonçalves de Oliveira Almeida, aluno do 3º período de Medicina da Universidade Iguaçu.
O desafio de recomeçar
Tomar a decisão foi só o primeiro passo. No dia a dia, os desafios de voltar a estudar exigem determinação e foco. Gustavo não esconde as dúvidas que sente:
“Para ser sincero, várias vezes penso: será que vou conseguir? Como será lá na frente? Sei que vou me formar com 48 anos, mas, na mesma hora, vem a certeza de que vai valer a pena.”
Esse pensamento vem acompanhado de uma reflexão poderosa que ele mesmo fez:
“Se eu me formar com 48 anos e estiver saudável, consigo exercer a Medicina com excelência até os 78 anos. Logo, terei trabalhado na área o mesmo período que já trabalhei no comércio, então, vejo de verdade que vai valer a pena.”
Um exemplo de coragem e inspiração
A decisão de Gustavo uniu razão e emoção. Ao escolher Medicina, ele não apenas retomou um sonho de infância, como também encontrou uma forma de transformar sua experiência de vida em um diferencial dentro da carreira médica.
Sua trajetória mostra que cada fase da vida pode abrir novas portas. O importante é ter clareza do propósito e a coragem de investir nele.
✨ Se você também sente que a Medicina é um chamado, siga o exemplo do Gustavo e dê o primeiro passo. A UNIG acredita no seu potencial em qualquer fase da vida.
👉 Conheça mais sobre o curso de Medicina da UNIG clicando aqui